quarta-feira, 2 de junho de 2010

Textos narrativos: descobrindo o prazer da leitura e despertando o gosto pela escrita!


O Projeto leitura e escrita de histórias narrativas está sendo desenvolvido pela turma do 4º Ano A com a profe Lú.

O projeto surgiu a partir da necessidade da turma desenvolver o hábito de ler diarimante para melhorar a leitura e também a compreensão do que é lido. Além da leitura também foi necessário um trabalho para aperfeiçoar a escrita. Como a turma gostava muito de ouvir histórias, pensou-se num trabalho a partir das histórias narrativas.
As histórias narrativas nos levam a um mundo cheio de ideias e imaginação onde tudo é possível. A partir de muitas leituras narrativas, a turma do 4º Ano A começou a escrever seus textos. Todos são escritas dentro de um contexto, o que faz as ideias surgirem mais facilmente. Mas, não basta apenas as ideias, é preciso estruturá-las, organizá-las de modo que o leitor entenda a história. Leitor??? É, leitor! É para ele que escrevemos.
A seguir, mostraremos um pouco do nosso trabalho, quer dizer, dos nossos primeiros textos.

A partir da história - O bonequinho de massa de Mary Buarque - contada pelo professor Ernani na hora do conto, cada aluno fez seu boneco com massa de pão e depois criou sua história.

O boneco do Mateus

O menino Mateus morava numa mansão que ficava na cidade. Ele queria fazer um boneco de pão. Mateus era um menino muito sapeca.

Um dia a empregada estava fazendo pão quando o Mateus apareceu e queria fazer um boneco de pão. A empregada não deixou e ele ficou triste.

Numa noite Mateus pegou um pouquinho de massa de pão para fazer o seu boneco de massa. De repente escutou um barulho e foi lá ver. Era a mãe dele que foi no banheiro. Quando ela voltou para o quarto ele assou o boneco de pão e guardou-o para a empregada não ver.

Na manhã seguinte acordou bem cedo para guardar o boneco no pote. Mateus colocou o pote na mochila para levar para a escola. Na hora do lanche ele comeu o boneco e disse: - Ai que delicia! Vou fazer outros bonecos.

Cristian Daniel Kunst – 10 anos


2 comentários: